top of page

Os males do Wattpad?

  • Foto do escritor: Oghan N'Thanda
    Oghan N'Thanda
  • 9 de nov. de 2020
  • 3 min de leitura

Pauta sugerida pelo escritor Lucius Snow, @Lucius_Snow no Twitter. Sobre qual posição o Wattpad ocupa hoje no mercado editorial brasileiro e qual ocuparia no futuro. Minha visão é pessimista, muito pessimista.


Não há muito como ter uma visão diferente do Wattpad no mercado editorial brasileiro, uma vez que o Wattpad é ausente do nosso mercado e parece pouco se importar com o escritor brasileiro. É triste, mas pode ir pesquisar.


No Brasil há diversas obras, que eu não vou listar aqui, que saíram do Wattpad e foram para as editoras. MAS as iniciativas partiram das editoras, dos agentes e dos autores, com nenhuma participação da plataforma no processo. E isso é bem ruim, para todos.


Nós sabemos que o mercado editorial brasileiro é pequeno, comparados aos padrões internacionais, nós não possuímos uma industria de cinema ou de videogame que atua em conjunto com a literatura e eu não conheço uma única editora que possui uma divisão de marketing incisiva e poderosa.


Aqui, claro eu posso atrair um monte de inimigos falando do mercado editorial brasileiro e das suas falhas, então vamos nos concentrar no Wattpad e na sua falha no mercado nacional, que é gritante.


Claro queno Brasil nós temos livros publicados no Wattpad que foram parar em editoras, mas isso aconteceu pela atuação dos editores, autores e agentes literários do que pela plataforma tomar uma atitude e colocar os lados em contato uns com os outros.


Falar sobre um livro do Wattpad fazer sucesso ou não, nas prateleiras, é material para outro assunto, que não vamos abordar nesta thread. O foco é falar mais de como a plataforma dá pouca atençãao para o nosso mercado.


Pode parecer pessimista da minha parte, mas eu não vejo com bons olhos o apoio que o Wattpad dá para o nosso mercado e que deu nos últimos anos. Sinceramente? Onde está o Wattpad na Bienal do livro ou na Feira de Paraty?


Todas as movimentações feitas nestes espaços foram criadas por iniciativas dos embaixadores, dos leitores e dos escritores, sem um envolvimento direto do Wattpad. Por que isso? Medo? Falta de interesse? São alguns dos maiores eventos literários do MUNDO.


Essa postura incomoda bastante, visto que o Brasil conta com o Luvbook e o Widbook, que seriam muito mais viáveis, uma vez que são iniciativas brasileiras e poderíamos contar com ações centralizadas de suas operações no país.

Se quiser saber mais, procure um pouco sobre as iniciativas do Wattpad no Brasil, as notícias são poucas, eu diria, falando sobre um livro ou outro que vai ser publicado — mas sem a interferência direta do Wattpad, como ocorre nos EUA e Canadá.


Wattpad Studios, Wattpad Books, Wattcon, as iniciativas pessoais da plataforma são maravilhosas, mas todas são limitadas a América do Norte; assim como as iniciativas com produtoras que não chegam até nós.


Claro que posso estar sendo injusto, mas é frustrante receber milhares e milhões de visualizações nas obras e não receber a mesma atenção dos escritores norte-americanos. O que seria dos ficcionistas latinos se nós tivéssemos o mesmo apoio e investimento que vemos lá fora?


Não é uma questão de arrogância, talvez eu nem seja um dos autores selecionados para estes benefícios, mas seria motivante ter o apoio da plataforma e uma atuação mais positiva no mercado editorial brasileiro, de forma que nossos livros fossem reconhecidos como um importante patrimônio literário e um conteúdo válido para ambos os lados.


 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por A Tribo de Oghan. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page